Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, em Sinop, aponta que existem 50 empresas do setor moveleiro no município.
Segundo o gerente do Sebrae de Sinop, Valmir Contreiras, cerca de 40% do setor atua na informalidade e oferecem aproximadamente 500 empregos diretos. A pesquisa foi a primeira etapa para a implantação do projeto de arranjos produtivos locais (APLs) na região, que tem como objetivo oferecer novas alternativas de produção, comercialização e modernização ao setor.
Os resultados foram apresentados a empresários e parceiros, que estão participando de um treinamento sobre liderança e gestão. “Pela pesquisa nós percebemos que falta cooperação entre as empresas e a metodologia de APLs tem como objetivo criar elos entre as empresas”, disse.
Cerca de 15 empresários estão participando do curso que está sendo realizado em duas etapas e encerra neste sábado. Na próxima etapa deve ser realizada uma consultoria nas empresas.