Pequenos produtores de Sinop e municípios de toda a região Norte poderão ter novas alternativas econômicas com a produção de palmito e frutíferas para a fábrica de alimentos Carpello, instalada em Sinop. Por meio de convênios, a empresa pretende expandir sua capacidade de produção e garantir a comercialização dos produtos de pequenos agricultores.
Um dos diretores da fábrica, Daniel José Brorese, disse, em entrevista ao Só Notícias, que a empresa já atende 600 famílias de pequenos agricultores com a compra da produção. “Hoje, produzimos em média de 4 a 6 mil potes de conserva de pepinos por dia, e pretendemos também produzir até 8 mil unidades diárias de palmito”, disse.
Pelas parcerias a empresa pode viabilizar a produção de até 300 hectares de palmito e 50 hectares de frutíferas, entre as espécies de acerola, graviola, maracujá, cupuaçu e abacaxi Havaí, para a produção de polpas. Outros alimentos em conserva já são produzidos, como picles, tomate seco, couve-flor, beterraba, pimenta, cenoura, entre outros.
Para discutir as parcerias, no próximo dia 1º de abril, diretores da empresa e prefeitos de 16 municípios da região Norte, vão se reunir em Paranaíta com o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural (Seder), Clóves Vettorato. Além do Mato Grosso, a empresa vende seus produtos para os Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.