A crise financeira e falência da Brasil Ferrovias já pode ser sentida em Botucatu. Nesta segunda-feira, 13, o maquinista de uma composição com mais de 15 mil toneladas de combustível, recusou-se a passar pela região do túnel do Pátio 8.
No local, depois das chuvas da semana passada, houve queda de barreira e a cabeceira da entrada do túnel cedeu. No local os trilhos estão afundando cerca de 40 centimetros por dia, segundo informações do presidente do Sindicato dos Ferroviários Helio Maschetti.
De acordo com o sindicalista se problema no “Pátio 8” em Botucatu, não for solucionado rapidamente, poderá ocorrer desabastecimento de combustível na região centro-oeste do Brasil e o interior de São Paulo.
“Imagino que para consertar, dentro dos padrões de segurança, o trecho do túnel de Botucatu, serão necessários perto de R$ 2 milhões, com o aterro e reforço das linhas, mas como fazer isso com uma empresa falida?”, questionou.
Segundo Maschetti, o maquinista ao ver a erosão e o desnível na linha, proximo ao túnel, [proximo ao Lageado], parou o trem e a composição, comunicou os superiores, que sugeriram ao maquinista que passasse “bem devagar” pelo trecho.
“O maquinista nos comunicou que ele continuou recusando-se a movimentar o trem e sugeriu a entrega do trem para o superior, dada a gravidade da situação”, relatou o sindicalista.
“O que estamos vendo é uma vergonha. Faz anos que estamos denunciando a falta de manutenção da ferrovia e o sucateamento do que a sociedade paulista construiu ao longo do tempo. Agora com a decretação da falência da Brasil Ferrovias, que opera nesse leito, acreditamos que se não houver uma intervenção das autoridades, a ferrovia vai acabar, poderá ocorrer acidente ambiental e até mesmo mortes”, protestou o sindicalista.
A região do Pátio 8, tem inúmeras nascentes de água e abriga animais selvagens como onças e lobos, o que segundo ecologistas, indicaria que o equilibrio ambiental é mantido com animais de topo da cadeia alimentar.
Maschetti disse também estar preocupado com o destino de aproximadamente 80 trabalhadores, que estão aguardando uma posição da empresa e dos acionistas para definir as formas de acerto de seus direitos.
A Brasil Ferrovias foi declarada insolvente no inicio desta semana com dividas de milhões de Reais, mesmo depois de um financiamento milionário do BNDES. A empresa vem sendo citada no escândalo envolvendo o operador político Marcos Valério.