O número de consumidores incluídos na lista negra do crédito nos dois primeiros meses do ano foi menor em relação a 2005 em Sinop nas empresas filiadas na Câmara de Dirigentes Lojistas. A CDL aponta que em fevereiro 1.639 nomes foram incluídos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o menor número desde janeiro do ano passado. Os registros também apresentam uma queda de 23% em comparação com fevereiro de 2005.
Em janeiro, o índice de inadimplência também caiu 24%, quando foram 2.024 inclusões. A queda nos está sendo registrada pelo terceiro mês consecutivo desde novembro, quando foi registrado o maior número de inclusões no SPC de 2005. 3.868 consumidores que deixaram de pagar suas dívidas.
Os números não são tão animadores quando comparados os números de clientes que tiveram seus nomes excluídos da lista negra do crédito. No mês de fevereiro houve uma redução de 42% nos cancelamentos de inadimplentes, em comparação com o mesmo período em 2005. O número também foi menor em relação ao mês de janeiro, quando as 1.892 exclusões apontaram um crescimento de 18% nos cancelamentos em comparação com janeiro de 2005.
Mas a preocupação dos lojistas continua. Com o aumento na inadimplência, registrado no ano passado, ainda é grande o número de consultas ao SPC. Só em janeiro 15.518 consultas foram feitas. Em fevereiro foi um pouco menor – 14.683 consultas.
Atualmente, cerca de 820 empresas utilizam os serviços de proteção ao crédito da CDL em Sinop, representando aproximadamente 10% do número de empresas do município.