Cinco alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Mato Grosso (Senai-MT) vão participar da maior competição de educação profissional das Américas, a ‘Olimpíada do Conhecimento’. Promovido pelo Senai Nacional há mais de 20 anos, o evento reúne estudantes do Senai de todo o país. Este ano, a Olimpíada será realizada em Recife (PE), no período de 6 a 14 de março. São esperados cerca de 100 mil visitantes.
Mais de 500 alunos competirão em 48 ocupações. A equipe mato-grossense vai concorrer em ‘Aplicação de Revestimentos Cerâmicos’, ‘Confecção de Roupas’, ‘Marcenaria’, ‘Panificação’ e ‘Tornearia Mecânica’. Os vencedores das categorias mais competitivas internacionalmente são selecionados para participar do Torneio Internacional de Educação Profissional, que será realizado em 2007, no Japão.
O aluno do Senai-Várzea Grande, Magnun Souza de Oliveira, 19 anos, diz estar tranqüilo em relação à disputa com estudantes de todo o Brasil. Participando pela primeira vez de uma competição de educação profissional, na categoria ‘Aplicação de Revestimentos Cerâmicos’, Magnun ressaltou o apoio do Senai-MT. “São quase seis meses de orientação e treinamento. Espero representar bem nosso Estado, se possível com a vitória”, afirma. O estudante destacou ainda os benefícios da participação em um evento deste porte, que representa um diferencial no currículo.
A equipe do Senai-MT foi selecionada em uma etapa estadual, após uma série de provas teóricas e práticas. “Temos chances de trazer bons resultados, já que competiremos em algumas das áreas que somos considerados fortes”, avalia o coordenador da equipe do Senai-MT, Luiz Marcos Cândido. Para o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo, “a troca de experiências e tecnologias é fundamental para elevar o nível da formação profissional oferecida em Mato Grosso”.
Durante a Olimpíada do Conhecimento, serão realizados diversos eventos paralelos como congressos, seminários e atendimentos gratuitos à população nas áreas de saúde, educação, lazer e esportes.