O prazo para pagamento do alvará de funcionamento em Sorriso venceu no último dia 24. De acordo com o departamento de Tributação, foram recebidos cerca de R$231 mil, que correspondem a 53% do valor total lançado, que é de R$421 mil. O município tem, atualmente, cerca de 2.700 empresas instaladas.
A chefe do departamento de Tributação, Vanice Fronza, informou que quem perdeu o prazo, terá que pagar o alvará com juros e multa. “A partir do dia 15, vamos iniciar a fiscalização. Aqueles que não pagarem até esse prazo, serão notificados. Se persistir a inadimplência, a empresa poderá ser lacrada”, informou ela.
A cobrança do alvará atinge todas as indústrias, estabelecimentos comerciais e empresas prestadoras de serviços. Neste ano, houve um diferencial na cobrança do alvará que deixou de ser feita de acordo com a atividade comercial de cada contribuinte e passou a ser por metro quadrado de cada empresa.
A mudança foi instituida no código tributário, aprovado em dezembro, pela câmara. Com isso, muitos estabelecimentos comerciais devem pagar um valor menor em relação ao ano passado.