Depois de encerrar o ano com um saldo negativo no número de contratações, Sinop conseguiu superar o número de demissões no mês de janeiro. Um relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), -obtido por Só Notícias- aponta que foram contratadas 896 pessoas mês passado. 881 foram demitidas, mantendo um saldo de 15 novas admissões. Os dados do Caged são apenas de trabalhadores com registro na carteira.
O setor industrial fez 290 novas admissões e 246 desligamentos. Um dos reflexos para a reação foi a retomada do setor madeireiro, principal atividade econômica na região, que paralisou praticamente 50% de sua produção de junho até dezembro de 2005, após a Operação Curupira.
Para empresários do setor, o mês de janeiro foi marcado pela transferência da gestão ambiental do Ibama para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Sem matéria-prima para trabalhar, as madeireiras aguardavam a transferência para agilizar a liberação de planos de manejo, e conseguir retirar toras.
O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Mato Grosso – Sindusmad – Jaldes Langer, relatou que muitas empresas haviam fechado no mês de dezembro e dado férias coletivas aos empregados. “Muitos também estavam otimistas com a nova gestão da Sema”, salienta. Mas enfatiza que o processo deve ser gradativo e o processo de retomada das atividades deve ser lento.
Já o comércio, que manteve o maior número de contratações no mês, não conseguiu superar as demissões. Foram 303 admissões e 339 desligamentos. O segmento também foi afetado pela crise econômica iniciada a partir do egundo semestre e, a partir de março, a expectativa é que os estabelecimentos comerciais, de forma geral, tennham um incremento maior nas vendas.