Uma das principais ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Lucas do Rio Verde, é a definição de programas e estrutura para capacitação de mão-de-obra no município. O secretário e vice-prefeito Osvaldo Martinello disse, em entrevista ao Só Notícias, que 1,5 mil pessoas devem ser qualificadas ainda este ano. “Estamos buscando preparar pessoas para que elas tenham oportunidades e possam preencher a oferta de vagas de emprego no município”, relatou. Um dos principais investimentos que vai gerar mais de 6,3 mil empregos em Lucas do Rio Verde, direta e indiretamente – até 2008- é a instalação do frigorífico uma companhia de alimentos. Para ano que vem devem ser 600 empregos diretos.
Martinello ressalta que entre os cursos que devem iniciar em breve estão de capacitação para o setor de construção civil, com a implantação do projeto colher na massa, que oferecerá cursos em diferentes áreas do setor de construção.
Outra parceria já firmada pelo município é a implantação de 20 a 30 cursos pelo Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec). “O Conselho Municipal de Emprego está definindo quais os cursos que serão oferecidos”, salientou.
Ainda para este devem iniciar as atividades na escola profissionalizante, que será construída no município pelo Governo Federal. Inicialmente serão oferecidos 15 cursos técnicos. A previsão da prefeitura é que as obras sejam concluídas até outubro e as aulas iniciem este ano.