Nesta semana, será realizado o lançamento do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), nos municípios de Sinop e Alta Floresta, com a participação do secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Alexandre Furlan, e o presidente em exercício da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Carlos Avalone. As empresas poderão aderir ao projeto gratuitamente.
O PEIEX, que é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e a Sicme, é um sistema de resolução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos que visa incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora empresarial e estrutural em Arranjos Produtivos Locais (APLs) selecionados.
De acordo com o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, o projeto irá preparar empresas e produtos para atenderem padrões internacionais. “Entre vários objetivos, o projeto irá incrementar a competitividade, disseminar a cultura exportadora nas empresas do Estado e ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições de governo e do setor privado”, ressalta ele.
Inicialmente, serão atendidos empresas do setor madeireiro dos municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Santa Carmem, Ipiranga do Norte, Vera, Cláudia, Itaúba e Tabaporã. “Será realizado um diagnóstico industrial envolvendo 252 empresas. A equipe de consultoria contratada pelo Senai-MT identificará melhorias que poderão ser implantadas nessas empresas”, informa a coordenadora da Unidade Estratégica de Desenvolvimento Tecnológico do Senai-MT, Lélia Brun.
A equipe, formada por profissionais de nível superior e/ou pós-graduados irão desenvolver as ações durante um ano. A metodologia de trabalho contará com várias fases, como a constituição do banco de dados da empresa, agendamento de visitas, apresentação do PEIEX, levantamento de informações e implantação das melhorias.
Em Sinop, a cerimônia de lançamento será realizada às 19h, no Auditório do Senai-Sinop. Já no município de Alta Floresta será promovido na Churrascaria Cambalacho. O evento também contará com a presença do representante do MDIC, o coordenador do projeto, Leonardo Deppe; do ex-presidente da Fiemt, Ari Vojcik; do superintendente da Fiemt, Jorge dos Santos, e do superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), Luiz Augusto Moreira da Silva.