Muitos empresários aguardam o início das atividades do Banco da Amazônia – BASA – em Sinop para obter novas linhas de crédito e fortalecer suas atividades na região, principalmente no setor madeireiro. Mas, segundo o gerente regional do banco no Mato Grosso, Paulo Henrique de Almeida, a nova unidade começará a operar somente em março.
Ele explica que previsão inicial era este mês e não será cumprida porque houve um atraso nas obras na reforma no prédio onde a agência está sendo instalada. Esta semana deve ser definida a nova data de inauguração e o quadro de funcionários. Inicialmente, devem ser 12 servidores e 4 estagiários.
A vinda do banco para Sinop é fruto do trabalho da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, desde 2001. O secretário Norival Curado foi a Belém (PA) onde reuniu-se com a presidência do banco apresentando dados da economia do município, a importância de Sinop como pólo regional e reivindicando a instalação da agência.
Entre as linhas de crédito oferecidas pelo BASA está o Programa de Plantio Comercial e Recuperação de Florestas – Proflora, do BNDES. Pelo programa os empresários podem obter financiamentos de até R$ 150 mil, com prazo de até 12 anos para pagar, e 96 meses de carência. O banco também oferecerá linhas de crédito do FAT, do Governo Federal para agricultura familiar, além de outros produtos e serviços como previdência privada, plano de férias, título de capitalização.
A nova agência funcionará no antigo prédio do Gran Cecatt, na avenida das Acácias.