Nos próximos dias, o presidente em exercício da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Carlos Avalone Júnior, estará em municípios no interior do Estado para visitar empresas industriais e unidades que compõem o Sistema Fiemt – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Na semana que vem, o presidente estará em Rondonópolis, Cáceres, Mirassol d´Oeste, Quatro Marcos, Araputanga, Figueirópolis d´ Oeste, Jauru, Pontes e Lacerda e Conquista d´Oeste (198 km, 200 km, 320, 332km, 362km, 286 km, 428 km, 469 km e 533 km, respectivamente). Em Rondonópolis, no dia 7 (terça-feira), o presidente apresentará a palestra ‘A qualificação e a oportunidade de trabalho em Mato Grosso’ e estará reunido com presidentes de Sindicatos e empresários da região.
“A Fiemt representa a classe industrial no Estado. Essa aproximação é necessária para conhecermos a realidade do segmento no interior do Estado”, ressalta Avalone, que será acompanhado pelo superintendente da Fiemt, Jorge dos Santos, pelo diretor regional do Senai, Gilberto Gomes de Figueiredo, pela gerente de Operações do Sesi, Ana Cristina Azevedo e por assessores da instituição.
Em Cáceres, no dia 8 (quarta-feira), serão promovidos o lançamento do programa ‘Sesi por um Brasil Alfabetizado’ e a aula inaugural do curso técnico em ‘Segurança do Trabalho’. Os eventos serão realizados no Sesiclube do município. Nas demais cidades, o presidente realizará visitas às indústrias de laticínios. “Entre vários assuntos que iremos discutir com os empresários do setor, vamos enfocar a questão das exigências sanitárias para a comercialização do leite e a migração das empresas cadastradas no Pró-Leite para o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic)”, explica o presidente em exercício.
Já no período de 15 a 18 de fevereiro, Avalone vai para os municípios de Juína, Sinop, Matupá, Guarantã do Norte, Alta Floresta e Colíder (805 km, 481 km, 612 km, 633 km, 765 km e 636 km, respectivamente) acompanhado do secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Fulan, e do ex-presidente da Fiemt, Ari Vojcik. Em Juína, será promovido um workshop sobre o curso técnico ‘Gestão Administrativa’, que será promovido no município. Em Sinop, o presidente visitará o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado (Sindusmad) e discutirá ações de trabalho com empresários do setor.
Além disso, será realizado o lançamento do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), que é um sistema de resolução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos que visa incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora empresarial e estrutural em Arranjos Produtivos Locais (APLs) selecionados. O projeto é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e, em Mato Grosso, será desenvolvido em parceria com o Senai e a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).
Já em Alta Floresta, o presidente participará da posse do presidente das Indústrias de Móveis do Norte do Estado (Simonorte), Mauro Ferronorte, no dia 17 de fevereiro. O lançamento do PEIEX também será realizado no município.