Um grupo formado por cerca de 15 empresários de Sinop deve fazer, ainda neste primeiro trimestre, um série de visitas em grandes indústrias de outros Estados. A viagem está sendo organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, com objetivo de divulgar potencial econômico do município e de toda a região Norte.
“Vamos mostrar que Sinop e a região Norte de Mato Grosso são viáveis para investimentos. Que o país vai crescer muito e a região norte é extremamente viável para sustentar essa economia”, disse, em entrevista ao Só Notícias, o secretário Norival Curado.
Algumas reuniões já foram realizadas entre o prefeito Nilson Leitão, o vice Aparecido Granja, e secretários para definir as visitas. “Já definimos alguns nomes e já foram feitos alguns convites a colaboradores e pioneiros, já que a idéia também partiu de investidores sinopenses”, enfatizou.
O grupo será formado por representantes de vários segmentos da economia sinopense, como agricultura, pecuária, madeira, retífica de motores, prestação de serviços, engenharia e advocacia. Impressos e materiais informatizados também estão sendo confeccionados para divulgar o potencial do município. “Tivemos um crescimento fantástico nos últimos cinco anos em todos os segmentos, com mais de 4 mil novas empresas instaladas e mais de 6 mil construções”, acrescenta. “Agora estamos em uma época de transformação econômica e adequação”, salienta.
Curado também citou outras alternativas que a administração municipal está buscando para atrair mais investimentos para Sinop. Entre eles está o lançamento do novo distrito industrial do município, que deve ocorrer ainda no primeiro trimestre. Com mais de 500 lotes o novo distrito fica ao lado do parque de exposições.
“Sinop não está parada. Estamos com a implantação dos arranjos produtivos locais no setor moveleiro, que está bem adiantado, e vamos continuar investir no setor. Na área da avicultura nós estamos com um frigorífico sendo implantado. Na suinocultura estamos com um grande projeto para triplicar a produção em no máximo um ano. Um frigorífico de carneiro também estará funcionando no máximo em novembro. Estamos com um trabalho de logística do carneiro e também da preparação dos produtores de carneiro. Isso mostra que Sinop está agregando valor não só nos frigoríficos de bovinos, mas também em outros setores”, relata. Uma esmagadora da ADM e um frigorífico da Sadia também estão sendo projetados na região. “A Sadia já está consultando para trazer um frigorífico para a nossa região”, acresceta.
Entre os Estados que devem ser visitados estão Paraná, São Paulo e Santa Catarina.