O Sindicato Rural de Sinop informa os produtores do município e da região ainda podem fazer o cadastramento para devolução de maquinários para as concessionárias e revendedoras. Segundo o presidente do sindicato Antônio Galvan, mais de 100 máquinas já estão cadastradas para serem devolvidas em Sinop.
O último dia para o cadastramento seria hoje, mas foi prorrogado devido a grande procura pelos agricultores. O movimento para devolução começou nos últimos 15 dias, após uma reunião do setor para discutir alternativas para quitar as dívidas.
Muitos agricultores não estão conseguindo pagar os financiamentos, já que, segundo a classe, os preços dos produtos estão defasados e os estoques aumentam. As estimativas da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) são de que mais de mil produtores devolvam seus maquinários em todo o Estado.
Esta semana, representantes do setor participarão de uma reunião com o governador Blairo Maggi, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Cloves Vetorato, para buscar alternativas e apoio do Governo Federal na prorrogação e pagamento das dívidas pelos produtores.