Apesar de muito distante das propriedades onde foram detectados os focos de febre aftosa, a Russia decidiu manter o embargo à importação de carne de Mato Grosso. O chefe do Serviço Federal de Controle Veterinário e Fitossanitário da Rússia, Sergei Dankvert, afirmou na segunda-feira que a restrição deve permanecer por pelo menos mais dois meses. O país do Leste Europeu teme contaminação pelo vírus da febre aftosa.
A suspensão foi imposta no dia 13 de dezembro e afetou inicialmente a produção de carne de boi e de porco. Além de Mato Grosso, estão no embargo os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Cerca da metade de toda a carne de porco consumida na Rússia é brasileira. Durante os primeiros nove meses de 2005 dois quintos das importações russas de carne de boi também saíram dos Estados brasileiros.
De tudo, uma notíca otimista: os dois países chegaram a um acordo para criar um canal para uma troca regular de informações sobre a situação das epizootias em ambos.