O SIAGEN -Sindicato dos Armazéns Gerais do Norte e Nordeste de Mato Grosso- está fazendo um levantamento da safra dos municípios de Sorriso, Sinop, Vera, Feliz Natal e demais municípios até Guarantã do Norte -divisa com Pará- para constatar o déficit de armazenagem. Os dados preliminares do sindicato apontam que esta região tem capacidade de armazenagem de 4 milhões e 150 mil toneladas de grãos.
“Nem todos os municípios possuem estrutura para armazenagem da safra. Muitas cidades têm áreas onde a agricultura se desenvolveu rapidamente e a infra-estrutura de armazenagem não acompanhou o progresso”, explicou o diretor-executivo do SIAGEN, Rui Roussenq, em entrevista ao Só Notícias/Agronotícias.
O levantamento preliminar aponta que o déficit maior em armazenagem é em Sinop, Claudia, Feliz Natal, Tabaporã, dentre outros.
“Estamos fazendo um levantamento da produção de grãos para termos um número exato do déficit da armazenagem na região Norte”, acrescentou. “Se avaliarmos a nível estadual temos a capital, Cuiabá, por exemplo, onde há muitos armazéns, e não tem produção”, declarou.
Um armazém para 50 mil sacas de grãos consumirá um investimento aproximado de R$ 1,2 a R$ 1,5 milhão. Há diversas linhas de financiamentos, mas nem todos os agricultores têm receita líquida com suas respectivas safras para bancar investimentos e construir armazéns em suas fazendas.