Algumas lavouras de soja já estão prontas para ser colhidas nos municípios de Sorriso e Lucas do Rio Verde, mas a intensidade das chuvas está atrapalhando o início da colheita pelos produtores. Em Sorriso, como Só Notícias já informou, a colheita deve ser intensificada nos próximos dias, mas muitos sojicultores já estão preocupados, visto que os últimos dias foram de muita chuva na região.
Além da dificuldade na colheita, tornando lento o trabalho nas lavouras, outra preocupação dos produtores está com o aumento na umidade dos grãos, que pode desvalorizar o produto.
Se não bastasse a chuva, o produtor Edivan Todescatto, de Sorriso, também está tendo problemas com o alagamento na lavoura. A propriedade fica à cerca de 100 metros do rio Teles Pires, que transbordou e inundou parte da plantação. O prejuízo ultrapassou 20% da lavoura. “Para nós é difícil colocar o maquinário aqui e o prejuízo pode ser maior ainda”, disse, em entrevista a TV Centro América.
A previsão do Sindicato Rural de Sorriso é de que sejam colhidas até 60 sacas de soja por hectare. Este ano o município plantou cerca de 600 mil hectares. Já em Lucas do Rio Verde devem ser colhidos 220 mil hectares nesta safra.