PUBLICIDADE

Crescimento da indústria deve alcançar os 6% esperados em 2007

PUBLICIDADE

A indústria comemora o crescimento esperado entre 5,8% e 6% em 2007. Não é o melhor resultado dos últimos anos, mas é mais que o dobro do registrado no ano passado (2,8%).

Segundo o gerente do departamento de pesquisas e estudos econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), André Rebelo, o crescimento foi sustentado pelo aumento da demanda interna.

“Todo mundo estava esperando o crescimento do mercado interno, mas ninguém esperava um crescimento tão forte e tão robusto como estamos vendo hoje”.

Desde 2000, o ano de maior evolução na produção industrial foi 2004, com alta de 8,5% em relação ao ano anterior. Tal crescimento, porém, foi concentrado nos setores exportadores.

Os números de 2007, acrescenta Rebelo, refletem o desempenho homogêneo dos diferentes setores industriais. Ele afirma que a ampliação no mercado interno compensou as dificuldades enfrentadas pelos setores exportadores por causa da valorização do real frente ao dólar norte-americano.

O resultado direto de tal desempenho foi o crescimento de cerca de 5% do emprego na indústria. “A produção industrial não aumenta só com máquinas, ela demanda mais mão de obra”.

Segundo o gerente, na média nacional, os números de 2004 foram melhores, mas o cenário é diferente no estado de São Paulo. Lá, devido ao forte crescimento na produção de açúcar e álcool, o crescimento no emprego deve ser superior aos 7,45% registrados em 2004.

A previsão para 2008 é de manutenção do ritmo de crescimento. Para isso, a indústria tem investido na ampliação da capacidade produtiva.

De acordo com Rebelo, desde o final de 2006 vem se acelerando a produção e a compra de bens de capital. “Seja por conta da queda da taxa de juros, seja por conta do forte crescimento do mercado interno, o setor privado está investindo como em nenhum ano desde 2000”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE