Os Correios registraram crescimento este ano de 56% no volume de entregas de compras feitas pela internet para o Natal. Os produtos adquiridos pelo comércio eletrônico tiveram em 2007 participação de 4,9% sobre o serviço normal de entregas da Empresa Brasileira de Correios (ECT), contra 3,9% registrados em 2006.
De acordo com o gerente corporativo de Encomendas da ECT, Ricardo Fogos, a tendência é de alta para os próximos anos, em virtude do aumento do número de internautas e do barateamento de computadores e serviços de acessos à internet.
A comodidade para o consumidor, o aprimoramento da logística de entrega por parte da ECT e as facilidades oferecidas pelo comércio virtual contribuem para o fortalecimento desse canal de compras. Os itens preferidos neste Natal pelo público foram importados da linha de eletroeletrônicos, aparelhos de telefone celulares, computadores, notebooks, minigames, tocadores de MP3 e televisores LCD.
Há sete anos o varejo eletrônico era dominado pelas compras de CDs, livros e DVDs, segundo a ECT. De acordo com a e-bit, empresa de marketing on line especializada em pesquisar o e-commerce no Brasil, as vendas de “parafernália” eletrônica neste Natal devem obter crescimento nominal de 45% em relação ao Natal do ano passado, com faturamento recorde de R$ 1 bilhão.
Os Correios entregam nos dias do Natal encomendas em volume 80% superior à média do restante do ano. A ECT prevê para este mês de dezembro o recebimento 1,4 milhão de volumes provenientes de compras pela internet, contra 930 mil registrados em dezembro do ano passado.