A central de abastecimento para a seleção e distribuição de frutas, verduras e legumes, atendendo, inicialmente, o mercado local e, futuramente, o regional, deve funcionar no primeiro semestre. A garantia é do prefeito Nilson Leitão. Será confirmado o local onde estará localizada e será responsável por coordenar a venda da produção dos pequenos agricultores sinopenses. “A Ceasa distribuirá os produtos aos mercados, dando qualidade e marca de Sinop e a prefetura será forte incentivadora”, declarou, ao Só Notícias. “Já entregamos praticamente 40 mil mudas, mas teremos que ampliar. Estamos buscando quem é que vai comprar tudo isso”, ressaltou o prefeito.
Segundo o secretário de Agricultura, Afonso Teschima Júnior, a central de abastecimento terá poder de comercialização. “Ela tem um potencial muito grande para ser trabalhado. E é isso que a gente quer buscar por meio da cooperativa. Os produtores sabem produzir e a central fortalecerá a agricultura familiar”, falou.
De acordo com Teschima, o primeiro passo para iniciar as operações da Ceasa foi a criação da Cooperativa Agropecuária Mista de Produtores Rurais de Sinop (Coopernop). “O primeiro passo foi a criação da cooperativa, para fortalecer os produtores, que fomentarão a central. A Coopernop assimilará o Ceasa e daremos suporte para eles”, ressaltou.
Um estudo da Secretaria Municipal de Agricultura mostrou que grande parte dos produtos hortifrutigranjeiros vendidos em Sinop vêm de outros centros. Os dados apontaram que os grande mercados consomem, semanalmente, 4 mil quilos de variedades como tomate, a vagem, o pimentão, a cenoura, o chuchu e outros.