PUBLICIDADE

Técnicos, empresários e deputados discutem produção de biodiesel em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A produção de biodiesel no Estado voltou a ser discutida ontem, em Cuiabá, por deputados estaduais, empresários e técnicos. As exigências legais para as empresas estarem produzindo é um dos aspectos que tem sido muito debatidos, principalmente as necessidades de serem atendidas as exigências da ANP- Agência Nacional do Petróleo-.

O representante jurídico da Petrobrás, Julian Davis de Santa Rosa, admitiu que a estatal tem interesse no biodiesel garante que a discussão precisa ter uma visão mais ampla.
O pró-reitor da UFMT, Paulo Teixeira Junior, disse que Mato Grosso está perdendo terreno no álcool e biodiesel para outros Estados. “A universidade vem lutando há algum tempo para acelerar o biodiesel no Estado e esses debates são importantes para buscarmos alternativas nesse sentido. “Mato Grosso precisa se movimentar porque está ficando para trás nesse assunto””, acredita Teixeira.

O assessor parlamentar, Nelson Abdala Salim explicou que o pinhão manso é um arbusto grande, de crescimento rápido, cuja altura normal é dois a três metros, mas pode alcançar até cinco metros em condições especiais. “Com a possibilidade do uso do óleo do pinhão manso para a produção do biodiesel, abrem-se amplas perspectivas para o crescimento das áreas de plantio com esta cultura”, disse Salim, acrescentando que 56 municípios de Mato Grosso já iniciaram o plantio do arbusto.

Para o vice-presidente da Assembléia, Dilceiu Dal ’Bosco, o envolvimento da classe empresarial e o governo do Estado são fundamentais para o futuro do biodiesel em Mato Grosso. “”Espero que essa reunião tenha o aproveitamento necessário para dar encaminhamento ao governo, formulando um relatório sobre as propostas””.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE