As principais dificuldades do setor pecuário em garantir a produção na região Norte, serão debatidas em um fórum de debate, em fevereiro do próximo ano, em Colíder (160 km de Sinop). Participarão membros dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento Portal do Amazônia, Vale do Teles Pires, Vale do Arinos e Vale do Juruena, além de indústrias frigoríficas que atuam na região, sindicatos de produtores e associações.
Em nota, o prefeito Celso Paulo Banazeski argumentou que o Nortão congrega o maior rebanho e tem a maior produção de carne do Estado, mas vem sofrendo um “intenso assédio” de proprietários de confinamentos. Também cita que o rebanho regional está persistindo à saída de gado para engorda em confinamentos de outras regiões e, conseqüente, abate em outras indústrias, ficando insuficiente para a atender a demanda das unidades locais.
Atualmente, pelo menos 11 frigoríficos estão operando na abrangência desses municípios. “Precisamos encontrar juntos soluções para superarmos estes desafios”, destacou.