Áreas de projetos de manejo de indústrias madeireiras estão sendo vistoriadas pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente na regional de Sinop. Este é um dos procedimentos necessários para que seja autorizada a retirada de toras e as empresas possam trabalhar. Os técnicos vão conferir se as normas constantes nos projetos estão sendo cumpridas na extração de toras.
Desde janeiro do ano passado, os planos encaminhados pelas madeireiras são analisados pela Sema, em Cuiabá. Se apresentarem a documentação exigida e não for constatado irregularidades, 30% da área são liberados de imediato. Mas, uma das maiores reclamações do setor é a morosidade na análise e liberação dos planos. Neste período, a situação é mais preocupante, já que as indústrias precisam de estoque para trabalhar no período chuvoso.
Outro trabalho é a vistoria de licenciamento de empreendimentos poluidores, tantos novos quanto de renovação. Segundo o supervisor regional da Sema, Paulo Winter, a expectativa é que 60 projetos de manejo e de licenciamento sejam vistoriados este mês.