Quinze pessoas de uma empresa alemã – MR Sulz- Altmühl Gewerbe GmbH -, que trabalham com reaproveitamento de recursos renováveis, conheceram alguns empreendimentos em Sinop, semana passada. Os empresários e profissionais liberais conheceram indústrias de beneficiamento de arroz, reaproveitamento de cavaco de madeira, biodiesel, confinamento, além de reunir-se com pequenos produtores e com a secretária de Indústria e Comércio do município, Rosana Martinelli, para troca de experiências.
Segundo o presidente da Adestec – Obra Padre Pio, padre Karl Manfred Thaller, “na programação da comitiva alemã não estava Sinop, somente uma visita a fazendas do grupo, no entanto, conseguimos trazê-los para Sinop e mostrar nosso potencial”.
A empresa foi criada em 1994, com objetivo de criar novas oportunidades de renda e redução de custos, baseados principalmente na energia a partir de recursos renováveis. Atualmente, tem uma usina produtora de biodiesel utilizando o sementes de canola como matéria prima, esmagando anualmente 1.500 toneladas, e também trabalha com a produção de cavacos de madeira, entre outros.