Contribuintes que deixaram para a última hora devem enfrentar filas hoje para fazer a adesão ao programa de Recuperação Fiscal (Refis) e renegociaram suas dívidas com descontos nos juros. No pagamento à vista, será de 100%. Em até 10 vezes, esse valor cai para 50% e, em 24 parcelas, será cobrado o valor integral.
O Refis foi lançado em abril. Quem quitou seus débitos referentes a Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) e contribuições de melhorias, até junho, também recebeu 100% de desconto nas multas. Hoje, é o último prazo para adesão.
O secretário de Finanças, Jorge Andretta, destacou que o valor renegociado deve ultrapassar R$ 1,8 milhão, equivalente a 40% da dívida ativa do município, que hoje é de R$ 4,5 milhões. Grande parte desse valor foi pago à vista, superando a estimativa inicial de arrecadar apenas 20%.
Os contribuintes que não aproveitarem a opção, serão enquadrados no código tributário do município, e as multas e juros cobrados integralmente.