A estrada Cruzeiro do Sul, que liga Itaúba a Sinop, foi estadualizada. A lei 8.738 foi publicada no Diário Oficial do dia 14 de novembro. Com aproximadamente 156 quilômetros, a estrada Cruzeiro do Sul, também conhecida como ‘estrada do outro lado do rio’, inicia em Itaúba, na BR-163, e finaliza na MT-220, em Sinop. É mantida principalmente pela prefeitura de Itaúba. “São cerca de R$ 250 mil por ano para a manutenção da via”, ressalta o prefeito de Itaúba, Levino Heller (PR).
Segundo o gestor, a estadualização vai proporcionar uma economia de cerca de R$ 125 mil ao município e ainda melhorar as condições de trafegabilidade. “Para nós foi uma vitória muito importante. E a gente não vai abandonar a estrada só porque ela foi estadualizada não, nós queremos é manter a parceria para que ela seja melhorada cada vez mais”, frisou o prefeito.
Além de Itaúba, Sinop e fazendeiros da região, organizados por meio de uma associação, também ajudavam na manutenção da estrada, que não tem nenhum quilômetro de asfalto. Segundo os líderes políticos e comunitários da região, o fluxo de veículos que trafega diariamente pela via é intenso. Além disso, a estrada interliga vários municípios da região, a exemplo de Sinop, Nova Canaã do Norte, Tabaporã, Ipiranga do Norte, Portos dos Gaúchos e Juara.