PUBLICIDADE

FIEMT consegue ação de exclusão do ICMS no cálculo do PIS/Cofins

PUBLICIDADE

O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão do ministro Carlos Menezes Direito, confirmou a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) como a ‘defensora de todos’ os contribuintes no país no que for referente à exclusão do ICMS da base de cálculo das contribuições PIS/COFINS. A Fiemt foi a primeira e única entidade a apresentar defesa nos autos da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 18, em que o presidente da República requer a suspensão de todas as decisões judiciais proferidas nesse processo.

Consta do trecho do despacho do ministro “…Ante o exposto, admito a FIEMT – Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso como amicus curiae e indefiro o pedido de uma empresa distribuidora de peças. Intime-se. Retifique-se a autuação para incluir a FIEMT – Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso. Devolva-se à empresa a petição e os documentos de fls. 337 a 358”. Segundo o assessor jurídico Victor Maizman, essa é a primeira decisão de mérito no país concedida em um tribunal a favor de uma entidade de classe.

O mandado de segurança impetrado pela Fiemt neste processo já havia obtido julgamento favorável em 1ª e 2ª instâncias. “Nossa inclusão no processo é porque queremos continuar na defesa dos interesses do setor industrial de Mato Grosso. Já ganhamos em duas instâncias o julgamento para essa exclusão e, como parte legitimamente interessada em tal discussão jurídica, ficamos muito satisfeitos com a nomeação. Não mediremos esforços para defender os interesses dos contribuintes”, enfatiza o presidente Mauro Mendes.

O assessor jurídico da federação afirma conhecer os argumentos que serão utilizados pela União. “Sabemos das ‘armas’ processuais e jurídicas que eles têm porque já defendemos o processo, fato que dará respaldo técnico a esta defesa no STF. De acordo com o mesmo, a Fiemt terá oportunidade de realizar sustentação oral na tribuna da suprema corte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE