PUBLICIDADE

Pecuaristas poderão emitir guias do Indea via internet a partir de dezembro

PUBLICIDADE

O Sistema Informatizado de Arrecadação Estadual Centralizado gerido pela Secretaria de Fazenda de Mato Grosso está unificando o recolhimento e a arrecadação de receitas públicas do Executivo estadual, a fim de facilitar aos contribuintes a emissão, controle e pagamento de guias, conforme previsto no Decreto Estadual 8.289, de 09.11.2006.

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) passa a adotar a sistemática a partir do dia 1º de dezembro, quando os agropecuaristas passarão a utilizar o sistema disponibilizado atualmente para recolhimento de ICMS e IPVA, por meio de emissão de Documento de Arrecadação (DAR-1/AUT) que deverá ser emitido pelo portal da Sefaz.

O código correspondente a taxa a ser recolhida e a identificação do Indea deverão ser indicados no DAR-1/AUT. Os agropecuaristas permanecerão utilizando os serviços e a assistência das unidades locais do Indea, ficando alterado apenas a forma de emissão do boleto bancário.

Os contribuintes que possuem acesso a Internet poderão emitir o boleto em sua própria residência ou escritório. No entanto, aquele que não dispuser de acesso a Internet, poderá emitir o boleto nas agências fazendárias dos municípios, nas unidades de serviços municipais (USM’s) e nos postos de atendimento da Sefaz.

O recolhimento de taxa a cargo dos contribuintes do Indea abrange todos os itens e os preços dos serviços constantes da tabela de preço 003/07, aprovada pela portaria interna/Indea/MT 031/07, publicada no Diário Oficial do Estado de 11/09/07, permanecendo a arrecadação sendo efetuada normalmente pelas Casas Lotéricas e bancos.

É importante esclarecer, contudo, que ficam autorizadas e devem permanecer emitindo o atual boleto bancário/Indea/MT, as unidades locais do Indea instaladas em municípios, cuja sede não dispõe de nenhum dos meios de emissão do DAR-1/AUT, prosseguindo-se com o recolhimento pelas agências bancárias arrecadadoras disponíveis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE