Três áreas serão visitadas hoje pelo engenheiro-chefe e outros membros do corpo técnico do grupo JBS Friboi em Sorriso. As áreas, que tem 700, 400 e 300 hectares, foram pré-selecionadas pela prefeitura, de acordo com os critérios expressos pela empresa, que pediu áreas não muito distantes da cidade e que fiquem no sentido Sorriso-Cuiabá. O engenheiro visitará cada área para definir a mais adequada onde será construído o complexo industrial.
Sorriso deve sediar, conforme protocolo de intenções assinado na semana passada, um dos maiores frigoríficos de suínos e bovinos do grupo. O investimento no projeto poderá chegar a US$ 300 milhões e deverá gerar aproximadamente 5 mil empregos até 2010. Serão duas unidades frigoríficas, com capacidade para abater seis mil cabeças de bovinos e 12 mil de suínos por dia. A escolha de Sorriso foi estratégica. Como grande produtora de grãos, a região oferece matéria-prima abundante e condições competitivas de preço.
A prefeitura fará abertura de estradas, instalação da rede elétrica e outras ações de infra-estrutura. O grupo vai ter como parceiro a Malibu Confinamentos, uma das maiores empresas do ramo, que vai implantar projeto para confinar gado em Sorriso. Os confinamentos possuem um caráter estratégico para os frigoríficos, que usam a oferta de animais próprios durante o inverno (entressafra) para diminuir a pressão altista do mercado.