Mais de 157 milhões de pessoas no mundo têm muito que comemorar no dia 18 de outubro. Nesta data é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito. Segundo o Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, existem 43 mil cooperativas de crédito presentes em mais de 90 países. No Brasil já são mais de 3,2 milhões de associados a 1,5 mil cooperativas de crédito.
O SICREDI, um dos principais sistemas de cooperativas de crédito da América Latina, possui 1,2 milhão de associados. As 129 cooperativas de crédito e os mais de mil pontos de atendimento que o integram atuam em dez estados brasileiros não só como agente financeiro, mas também como catalisadoras de negócios em sua área de atuação, fazendo uso de sua flexibilidade e da proximidade dos agentes envolvidos.
O relacionamento do SICREDI com a comunidade não envolve só a captação e empréstimo de recursos. Mais importante que isso, a cooperativa de crédito tem sido um elemento aglutinador de esforços, apresentando a seus associados alternativas financeiras e técnicas para o desenvolvimento economicamente saudável de suas atividades.
Saiba Mais
As cooperativas de crédito são sociedades de pessoas e atuam como instituições financeiras, com forma e natureza jurídica próprias, sem fins lucrativos, autorizadas e fiscalizadas pelos organismos competentes em cada país. Os proprietários das cooperativas de crédito são os seus associados e, apesar da diversidade de tamanhos ou grupos de afiliação, estas instituições se distinguem das demais instituições financeiras porque tem na prestação de serviço aos associados o seu principal objetivo.