PUBLICIDADE

Produtos orgânicos do Nortão ganham espaço no mercado externo

PUBLICIDADE

Melado de cana, açúcar mascavo, guaraná em pó e castanha-do-pará produzidos em 10 municípios da região de Alta Floresta estão conquistando espaço nos mercados interno e externo. A produção orgânica é certificada e vem atendendo as exigências dos compradores brasileiros e austríacos, desde 2006.

São produzidos, anualmente, 120 toneladas de melado e açúcar, 18 toneladas de guaraná em pó e 5 toneladas de castanha, por cerca de 800 famílias que participam do projeto, desde 2002.

A comercialização é feita pela Cooperagrepa – Cooperativa e Agricultores Agroecológicos do Portal da Amazônia. “Nosso principal desafio era comercializar esses produtos. Foi criada a cooperativa e hoje temos distribuidores em São Paulo, Espírito Santo, e estamos expandindo para Brasília e Belo Horizonte”, destacou o gerente do Sebrae (parceiro no projeto) em Alta Floresta, Odevar Júnior.

A primeira entrega para a Áustria foi em 2006 e o objetivo é expandir para outros países. “Também percebemos que no mercado local o consumo ainda é baixo. Então estamos visitando os supermercados onde os produtos já são comercializados e divulgando os benefícios dos produtos orgânicos”, completou Júnior.

Hoje e amanhã, equipes estão em estabelecimentos de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE