O Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) realiza levantamento ocupacional em 30 projetos de assentamentos tradicionais em Mato Grosso. Oito já foram visitados e hoje há uma equipe do órgão em Colniza. Eles vão checar a situação dos assentamentos 1º de Maio e Guariba. No primeiro, a capacidade de assentamento é de 487 famílias e 267 famílias moram no local. No projeto Guariba, há 126 assentados.
A intenção é verificar as condições dessas áreas, as necessidades dos parceleiros e identificar os moradores. Embora seja vedado, ainda há pequenos produtores rurais que vendem suas áreas para terceiros. Em caso de titulação, o trabalho fica comprometido.
Depois de Colniza, os técnicos do Intermat viajam Paranatinga onde vão realizar o levantamento ocupacional no Pontal do Piranha.
As equipes do Intermat já visitaram os projetos de assentamento Jangada Roncador (Chapada dos Guimarães), Facão (Cáceres), Baús (Acorizal), Pai Joaquim e Serra das Laranjeiras (Distrito da Guia – Cuiabá), Tarumã (Guirantinga), João Ponce de Arruda (Poconé), Resistência (Santo Antônio de Leverger).