Dois oficiais da Diretoria de Engenharia (DIRENG) da Aeronáutica chegaram ontem em Sinop para fazer o levantamento topográfico e plano altimétrico da área onde será executada a obra da seção contra-incêndio (SCI) no aeroporto municipal de Sinop – presidente João Batista Figueiredo. De acordo com o capitão Albuquerque e tenente Figueiredo, que respondem pelas diretorias Contra-Incêndio e Engenharia da DIRENG, a meta é concluir ainda no exercício do ano de 2007 a execução do projeto e a licitação desta obra, que depois de concluída, colocará Sinop no rol dos aeroportos brasileiros classificados entre 5 a 6, enquanto a maioria está entre 1 a 4.
“O aeroporto de Sinop está na lista de prioridades da Aeronáutica e isto significa muito para nós. Este é um dos diversos investimentos que abre as portas para que o nosso terminal possa a cada dia melhorar o atendimento aos passageiros, receber aeronaves de grande porte e estabelecer Sinop como rota de passagem obrigatória para novas companhias aéreas”, afirmou o secretário de infra-estrutura, Gláucio Leitão.
Para haja 100% de aproveitamento na coleta de dados, o secretário colocou toda a equipe de engenharia como topógrafo, desenhista e engenheiros a disposição dos oficiais. Ainda de acordo com Gláucio, o investimento aproximado será de R$ 1 milhão.
“Esta disposição é fundamental, pois quanto mais informações obtivermos, melhor e mais ágil será todo o processo para execução do projeto”, disse o tenente Figueiredo.
Desde que as obras do novo terminal foram concluídas, fiscais da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vêm acompanhando, e instruindo a Direção do Aeroporto de Sinop mensalmente, a fim de que todas as exigências e adequações às normas estabelecidas pelo Órgão sejam colocadas em prática.
Entre as instruções, estão as obras em segurança e o balizamento e iluminação noturna. A segunda, em fase avançada de execução, deverá estabelecer a terceira companhia aérea no Município, a Ocean Air, além das já existentes, Cruizer Linhas Aéreas e Trip Linhas Aéreas.