A preocupação em aliar o crescimento econômico com o aumento da qualidade dos profissionais, o desenvolvimento social da comunidade local e a racionalização do uso de recursos naturais, é uma tendência mundial que vem conquistando espaço nas empresas e instituições de Mato Grosso. Para promover o reconhecimento público das indústrias que investem em ações de responsabilidade social no Estado, é promovido, anualmente, o ‘Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho’ (PSQT).
Realizado em todo o país, este ano o prêmio bateu recorde de participantes em Mato Grosso, com 36 indústrias inscritas, aumento de 59% em relação a 2006, quando contou com 25. Participam empresas de Sinop, Jaciara, Pontes de Lacerda, Rondonópolis, Barra do Bugres, Nova Olímpia, Aripuanã, Juruena, Itiquira, Cáceres, São José do Rio Claro, Várzea Grande e Cuiabá.
Segundo a coordenadora Viviane Andrade, esta conquista reflete uma maior preocupação dos empresários em relação a responsabilidade social. “Contamos ainda com a abertura das indústrias para ações dessa natureza”, afirma.
São quatro categorias: micro, pequena, média e grande empresa. São avaliadas as áreas de educação e desenvolvimento, gestão de pessoas, responsabilidade sócio-ambiental e qualidade de vida. A seleção das concorrentes é feita por meio de relatório de avaliação dos funcionários, auto-análise da direção da empresa e visita técnica de representantes. Serão premiados os primeiros e segundos colocados das quatro categorias do prêmio.
A cerimônia que vai aclamar as empresas vencedoras na etapa estadual será realizada no dia 05 de outubro, em Cuiabá.