Palestras sobre ‘certificação de florestas’ e ‘reflorestamento consorciado’ estão na programação do seminário ‘Mercado, Tecnologia e Meio Ambiente’, que começa hoje. Mais de 150 empresários dos setores moveleiro e madeireiro, produtores, estudantes, e outros segmentos, devem participar.
O presidente do Sindicato das Indústrias Moveleiras do Norte (Simonorte), Mauro Feronato, declarou que a região, que concentra mais de 75 indústrias moveleiras e cerca de 100 madeireiras, precisa discutir esses assuntos e buscar alternativas para evitar perdas futuras e garantir a sustentabilidade. “São problemas que estamos enfrentando e uma hora vai estourar. Então é necessário tomar algumas medidas pró-ativas e sair na frente, para garantir a sustentabilidade do setor”, enfatizou, ao Só Notícias.
Projetos já vem sendo debatidos e desenvolvidos pelo setor produtivo na região. Um deles pelo Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte), em Áreas de Preservação Permanente (APPs). O plano piloto é desenvolvido em 40 pequenas propriedades e deve se estender a outras.
Amanhã, as discussões continuam sobre ‘tendência do mercado de móveis’ e ‘tecnologias de máquinas, equipamentos e ferragens’, em que serão apresentadas inovações do mercado nos grandes centros, como, por exemplo, a utilização de matérias-primas certificadas.
As palestras começam às 19h30, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A entrada e inscrição são gratuitas.