PUBLICIDADE

Conselho e Sefaz debatem regularização de débitos de empresas

PUBLICIDADE

O Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC) debateu com o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), Marcel de Souza Cursi, o projeto de lei 316/07, da regularização dos débitos dos empresários ou saneamento de irregularidades referentes à fase anterior à lavratura da notificação/auto de infração.

Cursi alerta que o projeto possibilita ao contribuinte fazer pagamento sem multa sancionatória. A intenção é discutir com todas as entidades envolvidas a melhor alternativa antes da regulamentação da lei, através de decreto. O presidente do CRC, Ironei Santana, vai mobilizar a classe contábil de Mato Grosso para fomentar a discussão e participar do processo de regulamentação. “Queremos transferir essa credibilidade e reforçar a parceria com a Sefaz”, disse.

O projeto é sobre a emissão de avisos de cobrança pela pasta, oportunizando o conhecimento das irregularidades constatadas por parte dos empresários e seu saneamento sem aplicação de multa. O objetivo é avisar as empresas em débito com o Fisco em 30 dias para quitação da dívida.

Sem o pagamento, a agência fazendária estabelece contato com o contribuinte a fim de checar o recebimento da correspondência e condições de pagamento após 30 dias. A última tentativa consiste no aviso de cobrança em mãos. Se persistir a insolubilidade, acresce-se mais 90 dias ao prazo e a Sefaz dá andamento ao processo de sanção, com lavratura do auto de infração. A partir daí, o contribuinte tem o direito de recorrer ao Conselho de Contribuintes de Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE