Com o tema “qualidade de grãos”, o simpósio reuniu mais de 150 engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Pós-Colheita – Abrapos, em parceria com a Conab e prefeitura de Sorriso.
A abertura do simpósio foi feita pelo gerente da unidade C. Vale de Sorriso, Nilson Roque, juntamente com o presidente da Abrapos, Irineu Lorini, e o secretário municipal de Administração de Sorriso, Alci Luiz Romanini. “São eventos como este, onde se apresentam formas de reduzir as perdas pós-colheita, que ajudam a alavancar o progresso e o desenvolvimento da região. Os grãos carregam em si lembranças de todo o progresso pelo qual é submetido, desde a origem até o mercado consumidor. Por isso, a importância de se estudar novas tecnologias visando garantir a qualidade no plantio, na colheita, no transporte”, explica Romanini.
Após a explanação das autoridades presentes, o superintendente da Gestão de Ofertas da Conab de Brasília, Paulo Morceli, deu início a palestra “Demandas do mercado nacional e internacional de grãos e instrumentos de comercialização”. Em seguida, será a vez do superintendente de armazenagem, Ricardo Thomé, falar sobre “Certificação de unidades armazenadoras de grãos”.
Ainda hoje ministrarão palestras o gerente operacional da C. Vale do Paraná, Alcemir Chiodeli, o pesquisador da Embrapa RS, Irineu Lorini e o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e vice-presidente do Banco do Brasil, Luís Carlos Guedes Pinto.