Orizicultores de todo o Estado são esperados, nos dias 13 e 14 de setembro, em Sorriso, no 1º Seminário do Cultivo do Arroz em Terras Altas e 1ª Reunião da Comissão Técnica do Arroz em Mato Grosso. O evento vai apresentar questões atuais do mercado, como tecnologia, produção, linhas de crédito, estratégias e oportunidades de negócio, visando o desenvolvimento e forma inovadora e sustentável na atividade.
No dia 13, durante a reunião da comissão técnica, que reunirá agrônomos, será apresentado um estudo do segmento e debatidas as subcomissões de desenvolvimento de cultivares, de manejo de cultura e cadeia produtiva. Será das 8h15 às 18 horas, com participação de especialistas da Empaer e Conab.
No dia 14, o evento terá várias palestras sobre linhas de crédito, aspectos fitotécnicos viabilizadores do arroz em terras altas em áreas velhas, manejo de plantas daninhas, cultivares de arroz em terras altas e mercado de sementes, operações pós colheita, mercado de arroz: tendências, oportunidades e ameaças para a produção e industrialização, políticas de longo prazo para a cadeia do arroz, e arroz e feijão – o par perfeito.
Um dos palestrantes será o ex-presidente da extinta Associação dos Produtors de Arroz do Mato Grosso (APA), Ângelo Maronezzi. Ele falará sobre cultivares de arroz em terras altas e mercado de sementes.
As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.