O volume de vendas do comércio varejista nacional cresceu 9,8% de janeiro a julho, na comparação com o mesmo período de 2006, revela o Indicador Serasa. As vendas das lojas do varejo especializado (lojas de eletroeletrônicos, veículos, materiais de construção e outros) cresceram 12,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas (mercearias, açougues, quitandas, distribuidoras de bebidas) subiram 7,2% quando comparadas com os primeiros sete meses de 2006.
Na relação de julho deste ano com julho do ano passado, as vendas do varejo exibiram crescimento de 7,7%. O volume nos hipermercados, supermercados e no varejo de alimentos e bebidas aumentou 4,8%, ao passo que o varejo especializado registrou elevação de 9,6%.
Quando comparadas a junho de 2007, as vendas do varejo permaneceram praticamente estáveis, com um ligeiro recuo de 0,7%. No varejo composto pelos hipermercados, supermercados e o varejo de alimentos e bebidas tivemos alta de 0,4%, e no varejo especializado, queda de 1,3%.
Os técnicos da Serasa afirmam que o desempenho do comércio varejista no acumulado de janeiro a julho deste ano em relação ao mesmo período de 2006 reflete a evolução do crédito, a redução das taxas de juros, a baixa inflação (que se traduz em aumento de poder aquisitivo para as classes de menor renda), e a melhora da renda e do emprego, sobretudo o formal (com carteira assinada). O aumento das vendas nas lojas do varejo especializado é explicado, principalmente, por facilidades de pagamento e alongamento nos prazos de financiamento.
Na comparação julho de 2007 com julho de 2006, as altas verificadas não foram maiores, pois o sétimo mês deste ano teve um sábado a menos do que em igual mês do ano passado, além disso o real valorizado favoreceu as viagens ao exterior nas férias.