PUBLICIDADE

Plano nacional prevê obras na BR-163 somente em 2008

PUBLICIDADE

A pavimentação de 50 quilômetros da BR 163, no Nortão, já licitada e contratada, só deve ser executada no ano que vem. A obra está inclusa no Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), apresentado hoje de manhã, pelo secretário nacional de Política de Transporte do Ministério do Transporte, Marcelo Perrupato, em Cuiabá. A previsão de iniciar a pavimentação entre Guarantã do Norte e Santarém (PA) onde está o porto, aproximadamente 1.000 km, esse ano não se concretizará. Um levantamento de entidades em Sinop, conforme Só Notícias já informou, aponta que há 6 pendências burocráticas para serem eliminadas até ser liberada a licença definitiva para começar a pavimentação. Mesmo inserida no PAC (Programa de Aceleração e Crescimento) o projeto está tramitando lentamente.
A pavimentação da rodovia será a redenção da região Norte de Mato Grosso que terá sua economia fortalecida com esta importante via de escoamento da safra agrícola e madeira para o mercado externo.

Ficou para 2008 também o asfaltamento de 240 quilômetros da BR 158, de Ribeirão Cascalheira a Porto da Mata. O plano também prevê para até 2023, a oficialização de projetos como a hidrovia Teles Pires – Tapajós, que dará acesso a BR 162, com investimentos previstos de R$ 1,1 bilhão e início previsto para após de 2015. A implantação e pavimentação de 465 quilômetros da BR 242, que interliga a BR 163 a BR 158, com recursos orçados na ordem de R$ 550 milhões também entram dentro do Plano, mas com previsão a ser realizada no período de 2008 a 2011.

“Mato Grosso sofre com a falta de crescimento motivada pela incapacidade de planejar. O PNLT sinaliza que queremos enfrentar esse problema para o crescimento do país”, discursou o presidente da Fiemt, Mauro Mendes.

As projeções feitas pela Fundação de Instituto de Economia e Pesquisas da Universidade de São Paulo (Fipe/SP) apontam uma expansão de 5,9% ao ano entre 2007 e 2023 do agronegócio para o vetor amazônico, do qual Mato Grosso passa a fazer parte com as mudanças. A estimativa com o plano é reduzir em média 60% dos custos com transportes no Estado, principalmente por meio rodoviário.

As ferrovias, que respondem hoje por cerca de 25% do transporte de cargas, terão a participação aumentada para 32%. As hidrovias, com participação de 13% na matriz de transportes, passarão a responder por 29%. As rodovias continuarão majoritárias na matriz, mas a participação delas deve cair dos atuais 58% do transporte de cargas para 33% até 2023.

O secretário Marcelo Perrupato revelou que o PNLT estima um investimento total de mais de R$ 172 bilhões em todos os modais e dentro desses sete vetores que, além do vetor Amazônico, compreendem ainda vetores Centro Norte, Nordeste Setentrional, Nordeste Meridional, Leste, Centro Sudeste e Sul. O Estado de Mato Grosso faz parte também do Centro Norte e Centro Sudeste.

O transporte dos produtos por meios rodoviários, inclusive de cargas típicos de ferrovias e hidrovias, tem provocado um desequilíbrio da matriz e causado ao país um prejuízo anual de cerca de U$ 2,5 bilhões. Com isso, o Brasil perde competitividade em relação a outros países e deixa de aumentar sua participação no comércio internacional. “O transporte tem que ser indutor de investimento e não obstáculo”, argumentou Perrupato.

O Plano Plurianual de Investimento (PPA) 2008/2011 de Mato Grosso já deve ser elaborado com base no PNLT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE