PUBLICIDADE

Estudo para ramal da ferrovia em Lucas R. Verde fica pronto este mês

PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Santa Catarina deve entregar para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até final deste mês o estudo de viabilidade da construção de um ramal da ferrovia Norte-Sul para atender Mato Grosso. O ramal, de 900 km, deve ligar o município de Lucas do Rio Verde ao porto de Itaqui (MA), um dos que possuem maior capacidade no mundo, com calado de 23 metros, maior ainda que o porto de Roterdã, na Holanda.

O estudo será encaminhado à Presidência da República até o final de setembro com pedido de inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Otimista, o autor do projeto, diretor da ANTT, Gregório Rabelo, diz que se o governo federal “tiver juízo”, a obra deve estar concluída em quatro anos, pois será a “solução econômica e financeira para o Médio-Norte do Estado”.

O projeto foi apresentado em setembro de 2005. Desde então, Rabelo vem buscando apoio político. Segundo ele, a bancada de Mato Grosso no Senado têm se empenhado pela execução da proposta. Conforme Rabelo, há ainda mobilização política em Sorriso, onde se pretende formalizar uma associação com prefeitos, vereadores e entidades civis organizadas para apoiar o projeto.

Ele cita que os produtores do Médio-Norte, maior produtora de grãos do Estado, gastam 50% do custo de produção com transporte, levando os grãos por 2,5 mil km de rodovias até o porto de Paranaguá (PR). “Essa logística é doentia”, disse para A Gazeta.
Na visão dele, o porto do Maranhão é o escoador natural da produção do corredor Centro-Norte. “Mato Grosso todo deveria estar de pé para viabilizar esse projeto. Para o Estado a prioridade é ontem”. A idéia é interligar com a logística de transporte Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí. Por enquanto, 300 km dessa ferrovia estão sendo concluídos, saindo de Açailândia (MA) a Palmas (TO), onde deve chegar no final de 2008.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE