PUBLICIDADE

MT busca alternativas para a produção de biodiesel

PUBLICIDADE

Mato Grosso intensifica programa de governo para ampliar a cadeia produtiva do biodiesel, uma alternativa aos combustíveis derivado do petróleo, para produzir energia renovável sem agredir o meio ambiente. A partir de segunda-feira, uma comitiva do governo participa, no Pará e Amazonas, de uma série de encontros que visam troca de experiências para produzir matérias-primas, entre as quais o dendê, em solo mato-grossense, ampliando, assim, o leque de opções para gerar biodiesel.

Secretários e presidentes de empresas de extensão rural dos três Estados vão discutir, entre outros assuntos, o combustível produzido a partir de óleos vegetais extraídos de diversas matérias-primas. Com perspectivas otimistas no mercado mundial, o dendê produzido na região Norte se apresenta como a nova vedete para produção de biodiesel. Motivo: dentre as oleaginosa é a que mais produz óleo por área plantada.

De acordo especialistas em biocombustíveis, o dendezeiro, planta originária da África, foi trazida ao Brasil pelos escravos e introduzida no país no período colonial. As sementes foram plantadas no recôncavo baiano onde encontrou as condições de solo e clima para seu desenvolvimento. Durante séculos foi plantado apenas para atender às necessidades da culinária regional.

Para se ter uma idéia, conforme o Anuário do Biodiesel, um hectare de dendê pode produzir de 20 até 30 toneladas de cachos. O dendenzeiro é a oleaginosa de maior produtividade conhecida, além de ser o óleo mais consumido no mundo. “Por esse e outros motivos o cultivo da palma constitui uma alternativa viável e rentável para a recuperação de áreas alteradas, além de ser uma cultura extremamente versátil, sendo dela aproveitado os óleos da semente (óleo de palma) e do mesocarpo (óleo de palmiste), os cachos e os resíduos do processo de extração de óleo (glicerina), entre outros usos”, consta o anuário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE