PUBLICIDADE

Governo poderá intervir se houver aumento abusivos em passagens aéreas

PUBLICIDADE

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje (2) que o governo poderá intervir no mercado, caso as empresas aéreas aumentem abusivamente os preços das passagens devido à redistribuição dos vôos.

“Esse é um problema a ser examinado tendo em vista a decisão das empresas, mas evidentemente nós vamos privilegiar sempre a segurança. Se essas tarifas ficarem abusivas, o governo vai intervir, não tenha dúvidas”, disse, antes de jantar na casa do governador Sérgio Cabral, na zona sul da cidade. Segundo o ministro, trata-se de problema a ser examinado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Jobim reafirmou que o governo federal não aceitará pressão das empresas que são contrárias à redefinição da malha aérea: “Isso é certo, não adianta tentativa de pressão para que se mantenha algo que leva à insegurança. As empresas querem insistir em um hub [centro de distribuição de vôos] que foi formado por elas mesmas e que leva insegurança à população, quando nós temos é que privilegiar essa segurança”.

Sobre a criação da Secretaria de Aviação e a possibilidade de esvaziamento da Anac, o ministro disse não ser essa a intenção: “A secretaria está sendo criada para dar execução às decisões do Conselho de Aviação Civil”.

E admitiu que no encontro com o governador seria abordada a presença das Forças Armadas na prevenção à violência no estado. Jobim lembrou que “a intervenção é uma decisão constitucional” e informou que analisaria as limitações para atender a essa necessidade. “A disposição do presidente Lula é de procurar atender aos pleitos estaduais, sempre obedecendo aos limites constitucionais”, completou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE