Hoje, a partir das às 19 horas, no auditório do Sindicato Rural de Sorriso, será ministrada uma palestra sobre a criação de peixes em tanque-rede. O evento é promovido pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), em parceria com o Sindicato Rural, e apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
A palestra será ministrada pelo veterinário Francisco das Chagas de Medeiros, autor do livro tanque-rede, mais tecnologia e lucro na piscicultura, que explicará os procedimentos para produção de peixes em alta densidade em tanques-rede de pequeno volume.
De acordo com Medeiros, os animais são alimentados com ração feita à base de soja. Ele explica que cerca de 60% da ração é feita com farelo de soja. O restante é completado com milho e outros ingredientes. Segundo Medeiros, a vocação mato-grossense para a produção de grãos, clima ideal e outros fatores favorecem a piscicultura no Estado. O Brasil produz 266 mil toneladas, e Mato Grosso ocupa a 5ª posição do país produzindo cerca de 17 mil toneladas de peixes.
A produção de peixes em tanque-rede é apontada como uma das melhores alternativas do agronegócio, criando viabilidade econômica para o potencial hídrico de Mato Grosso e aumentando a demanda interna de soja.