Está sendo finalizada a contagem populacional e, até o momento, fo município tem 48 mil habitantes. A expectativa da administração é que ultrapasse os 50 mil e, assim, o município passe a pertencer a uma nova classificação e receber um repasse maior do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pelo Governo Federal. No ano passado, a estimativa apontou que Alta Floresta tinha uma população de 47,2 mil.
Composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados, a distribuição dos recursos do FPM é feita de acordo com o número de habitantes de cada cidade. São fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual. O mínimo é de 0,6 para municípios com até 10.188 habitantes, e, o máximo é 4,0 para aqueles acima 156 mil.
A contagem é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em vários municípios do Nortão os trabalhos terminaram. Alta Floresta, Juara e Nova Mutum, por exemplo, estão finalizando. O prazo para conclusão foi prorrogado até o próximo dia 15. Todos os dados são enviados ao nacional e os resultados devem ser divulgados em 30 dias após o encerramento.