O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve cumprir o prazo previsto e concluir, na terça-feira, o censo populacional nos municípios do Nortão. A confirmação foi feita pelo supervisor regional Remildo Souza. Em algumas cidades foram necessários mutirões para atingir todos os setores.
Os dados estão sendo repassados, via internet, ao nacional e o resultado preliminar será divulgado em agosto. As expectativas são grandes, já que, nas últimas estimativas feitas pelo instituto, em anos anteriores, os números foram questionados por alguns municípios.
Em Sinop, por exemplo, foi apontada uma população de 103 mil habitantes, mas extraoficialmente estima-se que chegue a 120 mil. Sorriso também não concordou com os 50 mil habitantes contabilizados, assim como outras cidades, como Alta Floresta.
São os números apontados pelo instituto que definem os repasses feitos pelo Governo Federal para os municípios investirem em educação, saúde, social, obras, entre outros. Comissões chegaram a ser formadas em todas as cidades, com representantes de entidades e órgãos públicos, para acompanhar os trabalhos.
O censo está sendo realizado em todos os municípios brasileiros com até 170 mil habitantes. Em Mato Grosso, ficaram de fora somente Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande.