PUBLICIDADE

Entidades querem elaborar projeto para implantar hidrovia no Nortão

PUBLICIDADE

Um documento com as propostas para elaboração do projeto de implantação da hidrovia Teles Pires–Tapajós, beneficiando vários municípios do Nortão do Estado, será o principal assunto discutido na audiência pública, no próximo dia 11, em Alta Floresta.
De acordo com o presidente do Codam (Conselho de Desenvolvimento da Amazônia), Paulo Moreira, é mais uma possibilidade de se abrir um novo corredor para o escoamento de toda a produção da região Norte do Estado – grãos, madeira, pecuária e seus derivados. 35 municípios estão na área de influência da hidrovia. “Essa é uma alternativa de saída da nossa produção, com redução de frete, ajudando no desenvolvimento de toda a região de maneira ecologicamente correta”, destacou, por meio da assessoria.

Conforme a proposta inicial, a hidrovia começaria em Alta Floresta, no rio Tapajós, afluente da margem direita do rio Amazonas, e seguiria por 851 km até a confluência dos rios Teles Pires e Juruena. Sua foz, na cidade de Santarém, está a cerca de 950 km de Belém e 750 km de Manaus, o que facilita o comércio exterior. A obra pode custar US$ 200 milhões.

São esperados na audiência representantes da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (AHIMOC), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), do Ibama, sindicatos rurais, de madeireiros e moveleiros, Clubes de Dirigentes Lojistas (CDL), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), clubes de serviços, prefeitos e deputados.

Há a expectativa de que o senador Flexa Ribeiro, do Pará, autor da proposta que coloca a Teles Pires-Tapajós na relação descritiva do Sistema Hidroviário Nacional, participe.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE