Uma pesquisa realizada recentemente pela Associação Empresarial e Comercial de Sorriso (ACES) apontou uma reação em parte do comércio sorrisense no primeiro semestre. As vendas aumentaram 23,9% em relação ao mesmo período de 2006. Já as contratações foram 7,86% maiores nas empresas pesquisadas, de vários setores como eletrodomésticos, móveis, confecções, supermercados, de pequeno e médio portes.
Segundo o presidente Itamar Perondi, outro dado favorável foi a queda na inadimplência de, em média, 13%, em comparação com o primeiro semestre de 2006. “É um resultado excelente. No ano passado tivemos uma queda muito grande e isso é sinal de recuperação acima do esperado, esperávamos que fosse mais lenta”, destacou, ao Só Notícias.
“Esperamos que esse quadro se mantenha até o final do ano, até porque somos afetados diretamente pela agricultura e já houve uma valorização no mercado”, completou.
No ano passado, o lucro do comércio sorrisense diminuiu para 47% das empresas pesquisadas. Já para 33% permaneceu igual e, 20% dos empresários, constataram que o lucro líquido de suas empresas foi maior. Já em relação as contratações, apenas em 19% foram maiores e, em 54%, iguais a 2005.
Atualmente, a Aces tem 440 empresas associadas.