Dezenove entidades representando a sociedade organizada promovem hoje, a partir das 19h, no auditório do Senai, uma palestra sobre os entraves burocráticos que precisam ser eliminados para iniciar a pavimentação da BR-163, ligando Guarantã do Norte a Santarém (PA). O objetivo é abrir espaço para as pessoas conhecerem a importância econômica da obra para o Nortão, bem como atuar pela causa. O Conselho de Desenvolvimento do Norte (Codenorte), elaborou um estudo técnico onde constam os principais ‘entraves’, apontando os locais com pendências burocráticas.
A economia do frete para escoar a safra agrícola e madeireira será de aproximadamente 30 dólares/tonelada. Haverá economia considerável de consumo de óleo diesel e insumos agrícolas e outros produtos importados chegarão a preços bem menores na região Norte.
A obra viabilizará o escoamento da safra agrícola e da madeira via porto de Santarém chegando aos grandes centros e ao exterior mais rapidamente e gerando maior economia no frete, comparando-se com as rotas atuais – portos de Santos (SP) e Parangauá (PR). Devem ser investidos cerca de R$1,5 bilhão.
A falta de licença de instalação, por parte do Ibama, é o principal entrave para iniciar o asfaltamento. A licença prévia emitida em dezembro de 2005 constavam 25 itens com pendências para que fosse emitida a licença final.
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