O número de consultas aos serviços de crédito teve uma queda acentuada em Sorriso, no mês de junho. A inadimplência também foi aproximadamente 17% menor que no mês anterior. Só Notícias apurou que a quantidade de clientes incluídos no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), por não pagarem os débitos em dia também diminuiu, passando de 555 em maio para 476 em junho.
Um número maior de consumidores conseguiu regularizar as contas e sair da lista negra. O total de regularizações no sistema foi de 572 em maio, contra 774 no mês passado. Os comerciantes associados à ACES – Associação Comercial e Empresarial de Sorriso – fizeram 689 consultas locais ao SCPC contra 1.019 no mês de maio.
Os comerciantes estão preferindo consultar mais o sistema Pefins, que presta informacões sobre pendências de crédito no mercado (consultando financeiras, cartões de crédito, grandes varejistas, mesmo que nao pertençam à rede bancária). Mas até mesmo as consultas do Pefim foram menores. Chegaram a 2.375 em junho, contra 2.902 em maio.