O programa de Desenvolvimento de Liderança e Gestão Sindical, que o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT) promove para os empresários mato-grossenses, teve tema importante discutido na última quinta-feira. O professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Helton Haddad, ministrou o curso ‘Marketing Sindical e Criação de Novos Produtos e Serviços’ para cerca de 25 presidentes de Sindicatos, filiados à Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).
Este, que foi o sétimo curso do programa, visou contextualizar o marketing sindical, abordando as relações entre a teoria e a prática atual. Por meio de aula expositiva, debates e discussão de casos, Helton Haddad, que é mestre e doutor em Administração, ensinou os alunos a desenvolverem estratégias de marketing e como executar estas atividades no mundo sindical.
Para a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Mato Grosso (Sinvest), Cláudia Fagotti, o programa de capacitação do IEL-MT tem módulos muito interessantes e o marketing sindical é de extrema importância para que os sindicatos tenham credibilidade no mercado. “É essencial que as empresas entendam o porquê de estarem associadas tanto aos sindicatos, quanto à Fiemt”, ressalta. Cláudia diz ainda que vai repassar todas as informações adquiridas no curso para os associados e, na próxima reunião do Sinvest, vão debater o assunto para promover as melhorias necessárias.
A capacitação, que é realizada mensalmente, já teve cursos na área de liderança e competências, comunicação e negociação, associativismo e sindicalismo, planejamento estratégico, finanças e contabilidade, gestão de pessoas, processos e qualidade e elaboração de projetos. O curso foi realizado das 8h às 19h, na sede da Fiemt.